O que é a síndrome de Ramsay-Hunt, doença de Justin Bieber

Cantor canadense, que já teve doença de Lyme, cancelou vários shows antes do Rock in Rio e, nesta terça-feira, anunciou uma pausa em turnês: entenda causas, sintomas e tratamento do problema que causa paralisia facial e afastou o ídolo pop dos palcos

A saúde do ídolo pop Justin Bieber tem sido tema de discussões desde que o cantor de 28 anos cancelou uma série de shows da turnê Justice, em função da síndrome de Ramsay-Hunt. Ao se apresentar no Rock in Rio, no último domingo, Bieber chamou a atenção pelo esforço que parecia estar fazendo para cantar e danças. Nesta terça (6/9), o cantor canadense soltou um comunicado nos stories de sua página do Instagram anunciando que dará um tempo de shows e turnês para cuidar de sua saúde, debilitada desde que teve doença de Lyme, em 2019, e agora sofrendo com a síndrome de Ramsay-Hunt. Mas o que é essa doença? Quais os seus sintomas, causas e tratamento?

O médico geneticista Alexandre Lucidi, especialista em neurologia, neurogenética e neuroimunologia, explica como a doença funciona abaixo, e comenta a decisão de Justin Bieber de se afastar das turnês.

- Não sou médico dele, não examinei o paciente, e cada um tem suas especificidades. Mas sempre digo que o trabalho é importante, só que cada um precisa saber seu tempo. Se ele se afastou, precisa ter essa decisão respeitada, porque primeiro é necessário tranquilidade para tratar essa doença - diz Lucidi.

O anúncio de Justin

- No início deste ano, tornei pública minha batalha contra a Síndrome de Ramsay-Hunt, onde meu rosto estava parcialmente paralisado. Como resultado dessa doença, não consegui completar a etapa da América do Norte da Justice Tour. Depois de descansar e consultar meus médicos, família e equipe, fui para a Europa em um esforço para continuar com a turnê. Fiz seis shows ao vivo, mas isso foi um custo para mim - diz o cantor no comunicado abaixo, publicado em seu Instagram.

- No último final de semana, me apresentei no Rock in Rio e dei tudo de mim para as pessoas no Brasil. Depois de sair do palco, a exaustão tomou conta e percebi que preciso priorizar minha saúde agora. Então eu vou fazer uma pausa nas turnês por enquanto. Vou ficar bem, mas preciso de tempo para descansar e melhorar. Estou muito orgulhoso de trazer este show e nossa mensagem de Justiça para o mundo. Obrigado por todas as suas orações e apoio por todo esse processo. Eu amo todos vocês apaixonadamente - encerra Justin.

O que é a síndrome de Ramsay-Hunt

A síndrome de Ramsay-Hunt é uma doença caracterizada pela paralisia facial associado ao acometimento de nervos da área de cabeça e pescoço, causando assimetria da face (rosto torto) e problemas auditivos, entre outros sintomas. É majoritariamente uma infecção viral, causada pela reativação do vírus da varicela-zóster, o mesmo que também causa a catapora (varicela) e a herpes-zóster, mas há outras causas possíveis e alguns fatores de risco.

Causas

Vírus da varicela-zóster - Uma vez que alguém teve varicela (catapora), esse vírus pode ficar latente no sistema nervoso e pode ressurgir como herpes zoster quando a imunidade está comprometida;

Em casos mais raros, outras doenças infecciosas ou imunossupressoras - A doença de Lyme, contra a qual Justin Bieber já travou uma batalha em 2019, é uma dessas doenças infecciosas que podem desencadear a síndrome de Ramsay-Hunt, mas não se sabe se é a causa da síndrome de Ramsay-Hunt do cantor, ou se ela é provocada pela varicela-zóster.

Fatores de risco:

Imunidade baixa

Estresse

Doenças crônicas

- A causa da síndrome de Ramsay-Hunt é a reativação do vírus latente e acometimento de nervos específicos. Doenças que colaborem para a imunodepressão podem favorecer o aparecimento da síndrome. No entanto, o estresse físico e emocional, quando intenso, pode desempenhar um papel importante neste gatilho. Baixa imunidade e estresse são fatores que vêm mudando o perfil daqueles afetados pela infecção e fazendo a doença aparecer cada vez mais cedo - comenta o médico.

Alexandre Lucidi ressalta ainda que a atividade física extenuante, e um show como o que Justin Bieber fez no Rock in Rio se inclui na categoria, contribui para uma baixa da imunidade e não é recomendada durante o ciclo da doença.

Diagnóstico

O diagnóstico é clínico, mas deve contar com exames auxiliares, como uma audiometria, pedida por um médico otorrinolaringologista, e a avaliação da força muscular da face e exclusão de outras doenças, por médico neurologista.

Tratamento

Corticoides orais;

Antivirais orais - Especialmente aciclovir e valaciclovir;

Fisioterapia de face, como Justin Bieber já estaria fazendo;

Apoio psicológico.

- Toda doença aguda que cause alteração de imagem tem um impacto muito grande na saúde mental das pessoas - comenta o médico, lembrando que o estresse é um dos fatores que levam ao agravamento da doença.

Tem cura?

Segundo o médico Alexandre Lucidi, o tratamento leva de quatro a seis meses e a grande maioria das pessoas se cura completamente. Mas em alguns casos, ficam sequelas, especialmente assimetria no rosto e perda auditiva. Nessas situações, recursos como cirurgia plástica e uso de toxina botulínica, para a face, e de reabilitação vestibular, para a audição, ajudam a minimizar as sequelas e a melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

- Visite o pronto-socorro mais próximo se desenvolver dormência facial unilateral, formigamento ou fraqueza para garantir que uma condição médica mais perigosa não esteja ocorrendo alerta o médico.


Por EUATLETA

Redação Rádio Domm